Os Inimigos mais relevantes da organização

12-06-2015 11:18

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

O tempo é inimigo da organização, dizemos todos. Por outro lado pense, ao organizar a sua vida e a sua casa, ganha tempo, porque ao organizar vai poupar tempo futuro, necessário para fazer outras coisas de que mais gosta. Frases como, “não tenho tempo”, são ouvidas e ditas diariamente pelo mais comum dos mortais, é a resposta mais fácil para quem não quer ou se está borrifando em ser organizado e desta maneira ninguém exige mais. O tempo é comum a todos, não existe diferença entre você e outras pessoas que conseguem atingir as mesmas metas. A diferença está na organização. Organização não é só organizar as gavetas e armários muito bonitos (também é importante) é uma atitude que exige determinação e disciplina. Sempre ouvi dizer que tempo é dinheiro por isso, pare de dizer “não tenho tempo” e tome a tal atitude que a vai fazer ganhar tempo.

A desmotivação, o cansaço físico e mental, são também inimigos da organização. Quer que a sua vida continue um caos? Pense bem, as vantagens da organização são tantas que é impossível cedermos ao desânimo e cansaço. Por isso pouco a pouco prepare-se psicologicamente, liberte a mente e vá em frente, comece, a sua vida vai mudar para melhor. Já viu a quantidade de energias positivas e ânimo que a organização trás para a sua vida?

O adiamento, “amanhã eu faço” o adiamento constante é um grande inimigo da organização. Se não consegue arranjar um motivo plausível para o adiamento, tome medidas porque alguma coisa está errada. Se não consegue cumprir os objectivos que traça diariamente é porque estes objectivos não existem na realidade, são objectivos que só existem na mente mas que não saem disso. É necessário efectivá-los para não nos sentirmos decepcionados nem decepcionarmos os outros, trazendo problemas pessoais, familiares e profissionais, por isso, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje (ditado popular muito certo!)

Tralha, não me vou adiantar sobre este assunto, porque este foi objecto de um post muito recente, ver post As vantagens de acabar com a tralha

O perfeccionismo, o perfeccionismo levado ao exagero, será também um inimigo da organização, porque leva a perda de tempo. Para um perfecionista, nada está bem, achando sempre que poderia fazer melhor e melhor. É completamente impossível alguém fazer tudo na perfeição, por isso aprenda com os seus erros, errar é humano e não use a organização para atingir a perfeição.

O descalabro financeiro, se não for organizado financeiramente, este é um problema sério. Comprar compulsivamente sem olhar para o amanhã. E o que provoca a falta de espaço e excessos para tudo o que compramos? Desordem total, tanto na casa como monetariamente. É importante fazer um planeamento mensal do dinheiro que entra e do que sai porque só dessa maneira conseguimos controlar as nossas despesas, ver post Como gerir e organizar o orçamento familiar

Estes são só alguns inimigos da organização e existem muitos mais, partilhe connosco algum que ache importante realçar, nos comentários abaixo.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.