Organização pessoal

29-09-2015 18:00

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Foi-me solicitado via e-mail, por algumas leitoras do blog, para fazer um post sobre organização pessoal, tão importante para o nosso dia-a-dia, uma vez que o agiliza, sendo assim e como cada pedido é importante, aqui vai!

Todos nós ouvimos inúmeras vezes queixas de pessoas que se lamentam amargamente que não têm tempo para nada. Chegamos ao fim do dia e pensamos que o tempo passou sem darmos por isso e muitas vezes gasto em coisas sem interesse e que em nada melhoram o nosso futuro, isto é frustrante e decepcionante! Vivemos com a sensação que não conseguimos controlá-lo e que ele é que nos controla, isto porque nos falta organização pessoal.

Reflicta sobre este assunto longamente, veja quais as suas prioridades e o que realmente lhe dá prazer na vida, altere os hábitos e por sua vez as rotinas se necessário, estabeleça objectivos alcançáveis e siga-os para o tempo corra a seu favor.

Aqui vão algumas dicas importantes para o seu dia-a-dia e que vão facilitar a sua vida, tanto pessoalmente como a nível profissional.

Acorde cedo e com tempo, crie este hábito tão importante e que muitas vezes vai determinar o ritmo do seu dia, acredite que é verdade, muitas vezes quando o dia começa mal, tudo corre mal.

Tenha uma agenda, que deve consultar no dia anterior para que não se esqueça de nada. Planear o dia seguinte é importantíssimo.

Se trabalhar, chegue 15 minutos mais cedo ao emprego, para ter tempo de tomar um café e preparar-se para o dia de trabalho (eu sempre assim fiz e posso dizer que nunca cheguei ao escritório atrasada, horários são para cumprir). Imprevistos acontecem, trânsito, autocarro que falhou ou alguma coisa que correu mal antes de sair de casa, etc.

Não se distraia enquanto trabalha é importante focar-se no que está a fazer, para aumentar a sua produtividade.

No emprego anote tudo para que não se esqueça de nada, saiba priorizar tarefas e gerir o seu tempo de uma maneira eficaz e proveitosa.

Vá dando baixa das tarefas que já executou, além de ser mais fácil concentrar-se nas que faltam, dá mais alento.

O mesmo acontece para os seus compromissos, chegue sempre antes do tempo, para que tudo corra bem e sem stress.

Se trabalha em casa arranje-se de manhã como se fosse trabalhar (com roupa mais confortável, claro) veja o que tem a fazer e faça-o com tempo, aqui o planeamento também é importante.

Se o tempo for curto para as suas prioridades, delegue em alguém em quem possa confiar (marido/mulher, filhos, pais, empregados, etc.) e não se coíba de "berrar" por ajuda.

Faça compras online de certos produtos, poupará tempo e dinheiro.

Se tiver empregada, dê-lhe autonomia para que esta saiba e aprenda a gerir as prioridades, na sua casa.

Não queira ser “tão” perfeccionista, porque perfeição não existe. Organização é um meio para atingirmos os nossos fins, uma maneira de corrigirmos os nossos erros e encontrarmos soluções práticas para o dia-a-dia.

Por fim, viva a vida bem e da melhor maneira, tenha iniciativa e tome atitudes construtivas.

Se gostou não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada

Marlene Borges

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