Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/
Se conseguiu organizar a casa o segundo passo é mantê-la arrumada e organizada, criando os hábitos e rotinas de que tanto falo. A maneira mais fácil para o fazer, é ter um guia de limpeza da casa, em que escrevemos no papel ou computador, como desejar, o que precisa de ser feito para a casa estar limpa, arrumada e organizada, semanalmente.
O guia que sugiro é para ser adaptado conforme as suas necessidades e dependendo do tamanho da casa e o número de pessoas que lá habitam – este guia é para ser cumprido numa hora, marque no relógio / telemóvel uma hora e veja se consegue cumprir as tarefas por dia da semana, que menciono abaixo:
Segunda-feira
Casas de banhos:
Lavar a fundo as louças de casa de banho
Mudar toalhas
Limpar espelhos
Aspirar/varrer chão
Passar esfregona
Terça-feira
Cozinha:
Limpar forno
Limpar as portas dos armários
Limpar bancadas e electrodomésticos que estejam na bancada (daí a vantagem de os ter guardados não criam tão rapidamente pó)
Aspirar/varrer
Limpar chão com a esfregona
Quarta-feira
Lavandaria e despensa:
Limpar o pó à lavandaria e organizar a despensa
Aspirar/varrer e limpar chão com esfregona
Se sobrar algum tempo, passe a ferro.
Quinta-feira
Hall, corredores, sala de jantar e estar:
Limpar o pó a tudo
Aspirar/varrer o chão
Limpar o chão com esfregona
Sexta-feira
Quartos e escritório
Mudar as camas
Limpar o pó
Aspirar/varrer o chão
Limpar o chão com esfregona
Sábado (não são limpezas, mas são tarefas que têm que ser feitas)
Passar um pano húmido dentro do frigorífico (antes de ir às compras)
Ir às compras com lista, veja o meu post Lista de compras do supermercado
Passar a ferro
Organizar alguma gaveta ou armário que esteja mais desordenado.
Domingo
Descansar e estar com a família!
Isto claro sem falar da rotina doméstica diária, tão importante para a semanal funcionar. Eu sei que uma hora não é muito por dia para limpar cada compartimento mencionado acima, mas se cronometrar e estiver concentrada no que está a fazer, nem imagina a quantidade de coisas que vai conseguir fazer. Outra coisa a divisão de tarefas é muito importante, ninguém é escravo da casa, nem tem que fazer tudo sozinho.
Se gostou, não se esqueça de fazer gosto.
Obrigada
Marlene Borges
Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/