Como poupar dinheiro no dia-a-dia

10-03-2015 14:42

                                  

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Hoje em dia, e em tempos de crise, poupar nem que seja pouco, deve ser uma prioridade para as famílias. O incentivo a certas medidas de austeridade em casa, são importantes para se conseguir atingir o objectivo a que nos propomos, que é poupar.

Poupar é conseguir juntar dinheiro no presente para poder gastá-lo no futuro, ter uma reserva para qualquer eventualidade que possa aparecer, concretizar um sonho.

Todos nós em tempos de aflição conseguimos poupar, temos é que cortar nos gastos supérfluos e fazer uma certa “ginástica financeira”.

Para uma poupança eficaz, é importante, aliás fundamental, como já referi no post “como gerir o orçamento mensal”, elaborar um plano mensal escrito, para saber sempre a quantas andamos. É também fundamental, fazer uma poupança regular, criar regras e rotinas financeiras e não sair delas.

Aqui vão algumas dicas sumárias de poupanças que podem fazer:

Em casa

Há maneiras de poupar na electricidade, agua e gás. Por exemplo, veja se no seu caso será rentável ter o bi-horário, compre lâmpadas economizadoras (são caras, mas depois a curto prazo vai ter o retorno na conta da luz, além de durarem muito mais), não deixe equipamentos eléctricos e electrónicos lidados desnecessariamente. Desligue as luzes quando sai dum compartimento.

Na água, tente demorar menos tempo a tomar o duche (evite tomar banho de banheira, gasta mais água e electricidade ou gás (caso tenha cilindro ou esquentador). Instale redutores de caudal nas torneiras, autoclismos e chuveiros. Não deixe a torneira da banca a correr desnecessariamente.

No gás, regule a esquentador conforme estação do ano. Ao tomar duches mais rápidos vai também reduzir a conta do gás. Na cozinha tape sempre os tachos e panelas, para a fervura ser mais rápida. Os tachos e panelas devem ser adequados às bocas de seu fogão, nunca um tacho pequeno numa chama grande e vice-versa. Pelo menos no verão opte por lavar a louça com água fria.

Faça refeições mais económicas. Reduza o desperdício, nunca deite fora as sobras de comida.

No supermercado

Veja qual o supermercado mais barato, próximo de si. Aproveite as promoções, hoje existem promoções óptimas. Faça uma lista e não saia dela. Compare preços. Não vá de barriga vazia, apetecer-lhe-á comprar tudo. Evite levar crianças (pedem tudo). Compre marcas brancas, são substancialmente mais baratas e a qualidade é boa. Só compre o que realmente necessita. Evite ir várias vezes às compras, faça compras semanais (senão gastará mais combustível).

Nas compras

Aproveite os saldos para comprar roupa para as próximas estações. Evite usar o cartão de crédito. Não compre, só porque está em saldo.

Nos gastos Gerais

Reduza as idas ao restaurante. Tome sempre o pequeno-almoço em casa. Tome menos cafés fora. Se fumar faça um racionamento dos mesmos (é bom para a saúde e para a bolsa).Leve lancheira para o emprego, com almoço e lanche. Se compensar ande de transportes públicos. Planeie as férias com antecedência, assim vai poder arranjar soluções mais baratas. Prefira os medicamentos genéricos (os produtos são idênticos). Use os descontos dos postos de combustível. Ensine as crianças a poupar, criando incentivo à poupança. Não peça créditos pessoais a instituições financeiras (os juros são altíssimos). Estipule um valor para poupar mensalmente e cumpra-o. Não gaste mais do que recebe. Por fim, evite ser consumista, gaste o dinheiro com responsabilidade.

Espero que tenha gostado das dicas.

Volte sempre.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.