Como organizar o frigorífico

07-03-2015 22:10

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Uma boa organização do frigorífico é fundamental para uma correcta conservação dos alimentos e sua higiene. Prefira um frigorífico de classe energética mais eficiente, porque consomem menos energia e são mais amigos do ambiente.

A temperatura do frigorífico, de uma maneira geral, deve variar entre o 0º e os 5º C, variando de acordo com as diferentes zonas do frigorífico. O frio ajuda a conservação dos alimentos e retarda o aparecimento de bactérias, tão prejudiciais à nossa saúde, evitando assim, problemas alimentares.

Não encha demasiado o frigorífico, de modo a deixar o ar circular e não afectar a distribuição da temperatura.

Evite abrir a porta do frigorífico várias vezes, já que isso irá provocar um aumento de temperatura, e por sua vez, um agravamento do consumo eléctrico.

Nunca coloque alimentos ou bebidas quentes dentro do frigorífico, já que isso, também fará agravar o consumo eléctrico.

Nunca coloque latas abertas no frigorífico, podem enferrujar, ponha o que sobrou em recipientes de vidro ou de plástico.

Use e abuse de produtos organizadores transparentes, o seu frigorífico ficará super organizado e visualmente mais bonito.

Retire as embalagens tanto de cartão como de plástico e coloque os alimentos em recipientes de plástico ou vidro, já que estas podem ser um foco de contaminação.

Uma boa dica, que para mim funciona, é retirar os alimentos dos recipientes do supermercado e colocá-los em recipientes de plástico ou vidro com o fundo forrado a papel da cozinha, absorve a humidade.

Não encoste os alimentos ou recipientes às paredes do frigorífico.

Não coloque na mesma prateleira alimentos cozinhados e alimentos crus, os alimentos cozinhados são propícios ao desenvolvimento de bactérias, e tenha-os sempre bem acondicionados.

Nunca coloque tachos e panelas com restos no frigorífico.Os restos dos alimentos cozinhados devem ser guardados fechados (para os cheiros não se misturarem) em recipientes de preferência transparentes para os alimentos ficarem visíveis e quadrados para melhor aproveitamento dos espaços.

Os legumes e frutas devem ser lavados antes de serem colocados no frigorífico e devem ser postos na gaveta do fundo.

As bebidas e condimentos podem ser acondicionadas na porta do frigorífico.

 

Na prateleira de cima devem ser colocados os lacticínios e derivados (leite, queijos, iogurtes, etc.), é uma das zonas frias do frigorífico.

Nas prateleiras do meio devem ser colocados os ovos, sobras de comidas (devidamente acondicionadas em recipientes fechados), presunto, patês, entre outros.

O peixe o a carne crus, devem ser colocados na prateleira logo a seguir à gaveta dos legumes e frutas, é o sítio mais frio do frigorífico.

É importante lavar o frigorífico pelo menos uma vez de 15 em 15 dias, assim evitará o acumular de alimentos estragados, que como já referi acima, são um foco de contaminação para os outros alimentos.

Espero que tenha gostado, volte sempre.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.