Saiba gerir o seu tempo e seja mais produtivo!

08-01-2016 17:29

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Saber gerir o tempo envolve dedicação, persistência, disciplina, criação de hábitos, planeamento, saber e identificar quais os nossos objetivos e prioridades, saber distinguir o que é importante e urgente, em suma, controlar o tempo torna-se fundamental para a eficiência e para conseguirmos atingir as metas que nos propomos para o futuro e realizá-las.

Veja abaixo alguns conselhos, que ajudarão a aumentar a sua produtividade no trabalho e em casa, e ainda “ganhar” tempo.

  1. Organize o seu local de trabalho, mantenha-o limpo e arrumado.
  2. Planeie e programe sempre o trabalho que tem a fazer no dia anterior, anotando tudo numa agenda / caderno para que nada fique esquecido e vá dando vistos nas tarefas terminadas.
  3. Crie rotinas para os trabalhos que faz todos os dias (ler e-mails, fazer chamadas, etc.)
  4. Ao anotar os trabalhos a serem feitos, coloque sempre os prazos finais.
  5. Quando começar um trabalho termine-o e só depois avance para o próximo, ou corre o risco de mais tarde ser mais difícil terminá-lo, além de, ao tentarmos fazer tudo faz com que façamos muito pouco.
  6. Faça primeiro os trabalhos mais chatos, enquanto está menos cansado.
  7. Tente não se distrair com pequenos pormenores, conversas, etc. a não ser que sejam pertinentes para o trabalho que está a fazer.
  8. Dimensione de forma inteligente o tempo para cada tarefa, e tente cumpri-lo. Imprevistos acontecem e temos que estar preparados para isso.
  9. Cumpra sempre os horários, afinal estes foram feitos para se cumprirem.
  10. Faça intervalos quando se sentir mais cansado, para aliviar a mente e recuperar energias.
  11. Tenha objetivos e prioridades bem definidos do que quer fazer no futuro próximo, a médio prazo e a longo prazo.
  12. Identifique os objetivos mais importantes e concentre-se neles.
  13. Diga não se achar que o trabalho não é da sua competência, ou corre o risco de ficar frustrado porque é incapaz de o realizar.
  14. No fim do dia reveja tudo aquilo que foi feito e aquilo que ficou para o dia seguinte.
  15. Por fim o velho ditado popular "não deixe para amanhã o que pode fazer hoje"

Posto isto, bom trabalho produtivo!

Se gostou não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada

Marlene Borges

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