O benefício das rotinas

15-01-2016 16:15

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Há muitos anos atrás (mesmo muitos!), a palavra rotina para mim era sinónimo de tédio e limitação fazer sempre a mesmas coisas, que seca! Com a passagem dos anos fui mudando e agora aplaudo as rotinas porque estas simplificam e facilitam de tal forma a minha vida que seria difícil agora viver sem elas. Viver a vida de uma forma regrada, pratica e simples é essencial para sermos mais felizes.

Ao criar uma rotina, cria um hábito e segundo os especialistas para criar um novo hábito terá que repetir pelo menos 21 dias seguidos um procedimento para este se tornar num hábito.

Para que seja mais fácil, e até as rotinas se tornarem automáticas a melhor solução é fazer uma lista de tarefas e uma estimativa do tempo que estas demorarão a fazer, para melhor gerir o seu tempo, tempo é dinheiro!

As rotinas diárias e semanais são fundamentais, para que o dia-a-dia corra da melhor maneira. Criar rotinas não é nada mais do que planear com antecedência, com vista a que nada fique esquecido, para que a produtividade seja maior e que tudo seja feito de uma maneira automática e que não haja perda de tempo.

As rotinas diárias são para mim as mais importantes, porque as repetimos todos os dias e todos os dias devem ser feitas.

  1. A rotina matinal, geralmente esta é mais complicada se tivermos filhos pequenos (que não é o meu caso), porque é uma corrida contra o tempo, em que temos horários a cumprir e muitas vezes compromissos que não podem falhar. Daí a importância de fazer uma lista com a rotina matinal e se necessário começar a levantar-se 30 minutos mais cedo. A rotina matinal define como irá ser o dia, portanto há que se organizar!
  2. A rotina noturna, esta leva mais tempo a executar porque além de ser o período mais longo do dia que estamos em casa, é importante prepararmos o dia seguinte à noite, para que a rotina matinal seja mais calma e menos stressante e isso leva tempo.
  3. Rotina de limpeza diária para que a casa possa estar sempre minimamente arrumada e organizada. Veja o meu post: Como organizar a rotina doméstica no dia-a-dia

As rotinas semanais são também muito importantes e complementam as diárias, por isso não se esqueça de fazer uma lista com as rotinas semanais, ir às compras, planear o menu semanal, planear a semana, verificar o que não foi feito durante essa semana, porque não ficou feito e passar essa tarefa / compromisso para a semana seguinte, em suma o que é feito semanalmente. Veja o meu post Como organizar a rotina doméstica semanal

Se conseguir seguir este esquema e adaptá-lo aos seus horários e à sua realidade, o tempo vai deixar de ser desculpa, o tempo só é desculpa quando o não sabemos gerir, priorizar e organizar. Tantas vezes ouça pessoas a lamentarem-se que tempo não chega para nada, é porque essas pessoas nada fazem para aproveitar o tempo.

Todos nós queremos simplificar a nossa vida, e é normal que assim seja, mas para isso tem que mudar a sua vida criando regras e rotinas, ser disciplinada e ter objetivos na vida.

Não concorda comigo?

Espero que tenha gostado do post e se tem outras rotinas partilhe connosco nos comentários abaixo.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

 

Marlene Borges

Obrigada

Comentários

Não foram encontrados comentários.