Limpeza, conselhos de utilização e organização do frigorífico

12-10-2015 18:05

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

O frigorífico é um electrodoméstico fundamental e imprescindível em qualquer cozinha. Mas para que este funcione de uma maneira eficiente, na conservação dos alimentos, na poupança de energia e consequentemente poupar dinheiro, são necessários alguns procedimentos importantes.

A sua limpeza é fundamental para que os alimentos que lá se guardem preservem as suas propriedades e se mantenham frescos. A sua organização é também essencial para que tudo fique prático, à mão e para que não haja desperdícios de energia.

A sua limpeza deverá ser feita uma vez por mês ou sempre que achar necessário, da seguinte maneira:

Desligue o frigorífico, retire todos os alimentos, prateleiras e gavetas. Limpe-o com um pano húmido, com a solução metade água metade vinagre, assim como às prateleiras e gavetas. Depois de o limpar seque-o com um pano seco. Desta forma vai higienizar o frigorífico e tirar todos os maus odores (o cheiro a vinagre desaparece rápido).

Uma dica que eu li, mas não sei se funciona, mas certamente vou experimentar, é limpar as borrachas com uma escova velha dos dentes e pasta dos dentes, sim pasta dos dentes! Segundo li, é colocar a pasta de dentes nas borrachas e limpar com a escova. A pasta de dentes é um antibacteriano e um óptimo detergente.

Todos os alimentos que se colocam no frigorífico devem ser previamente lavados ou limpos, assim como embalagens e garrafas. Não sabemos em que condições estes são acomodados nos armazéns dos supermercados (poeira, sujidade e não só!!!).

Para evitar maus cheiros no frigorífico coloque um frasquinho aberto com bicarbonato de sódio, este absorve os mesmos.

É importante limpar logo que haja um derramamento de líquidos ou alimentos.

Nunca coloque no frigorífico tachos, latas abertas ou comida sem esta estar devidamente acondicionada em recipiente fechados, para não haver contaminação e cheiros dos alimentos.

Ponha sempre o alimento que estiver a descongelar no frigorífico na parte de baixo e num recipiente para não haver derramamento de líquidos.

Os recipientes transparentes são os mais funcionais, uma vez que conseguimos visualizar o que está dentro e ganhamos tempo na procura.

Dê uma limpadela mais rápida ao frigorífico antes das compras semanais e limpe a porta exterior com detergente e uma esponja.

Nunca coloque alimentos cozinhados junto de alimentos crus, uma vez que estes últimos são muito propícios a desenvolverem bactérias e poderão contaminar os alimentos cozinhados.

Verifique regularmente se há algum alimento fora da validade ou esquecido para evitar maus cheiros e proliferação de bactérias.

Nunca coloque alimentos quentes e evite o abrir e fechar constante, já que isso irá aumentar o consumo eléctrico.

Não encoste alimentos junto às paredes do frigorífico, não o sobrecarregue com alimentos e deixe um intervalo entre alimentos, a circulação do ar entre alimentos é essencial para uma melhor preservação e refrigeração.

Sempre que abrir uma embalagem de produtos de charcutaria, deverá colocar o restante num tupperware fechado, veja o meu post Como eu guardo e organizo os produtos de charcutaria no frigorífico.

Eu adoro abrir o frigorífico e ver tudo bonito, arrumado e organizado, detesto quando vejo um frigorífico desleixado, com embalagens abertas e ressequidas, carne e legumes “atirados”, enfim uma mistura de alimentos que além de ser péssimo para a sua conservação a procura também não se torna fácil.

Como é que organiza o frigorífico? deixe as suas dicas nos comentários abaixo!

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.