Guia de limpeza - para manter a casa limpa e arrumada em 5 dias

19-06-2015 17:00

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Se conseguiu organizar a casa o segundo passo é mantê-la arrumada e organizada, criando os hábitos e rotinas de que tanto falo. A maneira mais fácil para o fazer, é ter um guia de limpeza da casa, em que escrevemos no papel ou computador, como desejar, o que precisa de ser feito para a casa estar limpa, arrumada e organizada, semanalmente.

O guia que sugiro é para ser adaptado conforme as suas necessidades e dependendo do tamanho da casa e o número de pessoas que lá habitam – este guia é para ser cumprido numa hora, marque no relógio / telemóvel uma hora e veja se consegue cumprir as tarefas por dia da semana, que menciono abaixo:

Segunda-feira

Casas de banhos:

Lavar a fundo as louças de casa de banho

Mudar toalhas

Limpar espelhos

Aspirar/varrer chão

Passar esfregona

Terça-feira

Cozinha:

Limpar forno

Limpar as portas dos armários

Limpar bancadas e electrodomésticos que estejam na bancada (daí a vantagem de os ter guardados não criam tão rapidamente pó)

Aspirar/varrer

Limpar chão com a esfregona

Quarta-feira

Lavandaria e despensa:

Limpar o pó à lavandaria e organizar a despensa

Aspirar/varrer e limpar chão com esfregona

Se sobrar algum tempo, passe a ferro.

Quinta-feira

Hall, corredores, sala de jantar e estar:

Limpar o pó a tudo

Aspirar/varrer o chão

Limpar o chão com esfregona

Sexta-feira

Quartos e escritório

Mudar as camas

Limpar o pó

Aspirar/varrer o chão

Limpar o chão com esfregona

Sábado (não são limpezas, mas são tarefas que têm que ser feitas)

Passar um pano húmido dentro do frigorífico (antes de ir às compras)

Ir às compras com lista, veja o meu post Lista de compras do supermercado

Passar a ferro

Organizar alguma gaveta ou armário que esteja mais desordenado.

Domingo

Descansar e estar com a família!

Isto claro sem falar da rotina doméstica diária, tão importante para a semanal funcionar. Eu sei que uma hora não é muito por dia para limpar cada compartimento mencionado acima, mas se cronometrar e estiver concentrada no que está a fazer, nem imagina a quantidade de coisas que vai conseguir fazer. Outra coisa a divisão de tarefas é muito importante, ninguém é escravo da casa, nem tem que fazer tudo sozinho.

Se gostou, não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.