Como organizar trabalhos escolares

14-02-2016 15:36

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Com a ida dos nossos filhos para a escola, sabemos que no final do ano, vem a montanha de trabalhos escolares, principalmente se a criança andar na pré-primária, são desenhos, pinturas, colagens, maquetes, etc. Todos os pais ficam babados e resistem bastante em desfazer-se dos trabalhos escolares dos filhos, porque querem guardá-los como recordação de quando eles eram pequenos. O problema é que hoje em dia, o espaço para os guardarmos é reduzido e por isso há que fazer uma triagem exaustiva e minuciosa dos trabalhos que queremos guardar. Se guardarmos todos nenhum é especial!

Fazer a triagem e a sua organização, é fundamental para não acumular papel e pó (não é uma combinação muito boa nem saudável!!!).

Outra solução para os pais mais apegados aos trabalhos dos filhos é fazer a sua digitalização ou fotografá-los e guardá-los em pastas no computador. Não ocupa espaço e pode vê-los sempre que desejar.

Os livros na minha opinião deverão ser doados a bancos de livros que existem em várias cidades de Portugal. Este movimento foi criado por um grupo de cidadãos, com vista a promover a reutilização de livros escolares. Acho esta iniciativa fantástica, uma vez que assim, os livros além de serem gratuitos, são reutilizados por vários alunos. Aqui vai o link para quem precisar www.reutilizar.org

Para os trabalhos em A4 (desenhos, pinturas, etc.) a melhor solução é guardá-los num caderno com micas (folhas de plástico) ou em pastas e dentro de caixas transparentes para uma melhor visualização. Caso opte por caixas opacas o melhor será etiquetá-las por fora. Faça um caderno por ano e arquive os trabalhos mensais em cada mica (folha de plástico).

~

Na internet descobri que há um organizador chamado schoolfolio, que me pareceu fantástico, pesquisei o site, consegui encontrá-lo, mas infelizmente eles deixaram de fabricá-los devidos aos custos elevados de fabrico, uma pena! De qualquer forma se ainda encontrar, recomendo!


Para os trabalhos de maiores dimensões, há pastas em plástico fininhas, que são fantásticas e fáceis de armazenar por serem finas e que dão para arquivar os trabalhos escolares de vários anos.

Os melhores trabalhos podem ser emoldurados e colocados no quarto da criança.

 

Onde armazenar:

Se tiver escritório guarde uma prateleira para colocar as caixas dos trabalhos escolares, se tiver que ser no quarto das crianças coloque-os na parte de cima do armário.

Espero ter ajudado na organização dos trabalhos escolares dos seus filhos. Se conhece mais dicas partilhe connosco nos comentários abaixo.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.