Como se organizar enquanto cozinha

22-06-2015 14:37

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Cozinhar pode ser realmente um prazer para muitas pessoas e a organização enquanto se cozinha é deveras importante e nunca é demais. Organização é importante e crucial em tudo o que fazemos e é sem dúvida uma das chaves para o sucesso.

Este post é em honra de todos os amantes da cozinha e da minha cunhada, que cozinha lindamente e que é o exemplo de organização em tudo o que faz, e que me falou exactamente sobre este tema, tão pouco falado, mesmo nos programas televisivos de culinária, que falam sobre a organização dos ingredientes antes de começar a cozinhar e nunca da organização dos ingredientes durante ou depois do prato estar cozinhado. Espero passar devidamente a ideia, porque o meu forte não é definitivamente cozinhar.

Antes de se começar a cozinhar é importante ter tudo à mão e já preparado, ter a cebola e o alho já picados e preparados para o estrugido, os legumes lavados e cortados, os ingredientes já pesados, em suma, ter todos os ingredientes arranjados e prontos, que vão ser utilizados na preparação do prato que se vai fazer, em cima do balcão e junto ao fogão. Os tachos e frigideiras devem estar também já em cima do fogão. Durante a preparação e conforme se vai cozinhando é essencial ir organizando os produtos que já não vai usar mais e que terão que ser devolvidos aos seus devidos lugares (ex: a farinha, o arroz, a manteiga, o bacon, os legumes, etc.).

Nem sempre conseguimos cozinhar e ao mesmo tempo ir devolvendo os ingredientes aos seus devidos lugares, ou porque o prato ou pratos exigem mais concentração ou porque pura e simplesmente é difícil fazer bem várias tarefas ao mesmo tempo.

Para simplificar a vida enquanto cozinha e para a cozinha estar sempre organizada, sem os ingredientes e utensílios espalhados pela banca e balcões (grande confusão!), é arranjar um cantinho/espaço na cozinha (pode inclusivamente, até ter uma cesta) onde vai colocando os ingredientes já usados e ao lado os ingredientes já usados do frigorífico (evita abrir o frigorífico várias vezes e assim poupará energia). A louça e utensílios usados deverão ser colocados na banca, devidamente organizados ou melhor ainda, se possível metê-los imediatamente na máquina da louça ou ir lavando conforme cozinha.

Quando terminar de cozinhar e antes de ir para a mesa é só devolver os ingredientes, num minuto, uma vez que estão todos juntos e organizados, aos seus sítios de uma só vez, evitando assim, idas e vindas desnecessárias à despensa e frigorífico.

Como pode constatar, assim ficará muito fácil, o antes, o durante e o depois de cozinhar.

Para facilitar ainda mais, siga a dica de congelar já picados a cebola e o alho em sacos, ver o meu post Dicas de organização do congelador, assim terá sempre o estrugido pronto para cozinhar, e não terá que estar sempre a cortar cebola e alho de cada vez que precisar de estrugido.

Outra dica importante é sempre arrumar a cozinha depois da refeição, deixar a banca limpa e a brilhar!

Bons cozinhados!

Se gostou não se esqueça de fazer gosta.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.