Como organizar o início das manhãs com filhos pequenos

18-09-2015 14:16

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Com filhos pequenos o início do dia pode ser um verdadeiro tormento, se não for organizado. O tempo não para e é limitado para fazer tudo o que tem a fazer antes de sair de casa para ir trabalhar e ainda por cima com crianças pequenas que têm que ir para o infantário ou escola.

Acordar cedo é importante, para que o dia comece da melhor maneira, sem correrias e má disposição, por isso, aqueles 15 minutos a mais na cama podem fazer toda a diferença. Se quiser esses 15 minutos então ponha o despertador para 15 minutos mais cedo, é tudo uma questão de hábito e os hábitos criam rotinas, que passam a ser automáticas. Fazer as coisas com calma, tanto nos beneficia a nós como às crianças, deixa-nos a nós e a eles menos stressados. Além disso, ter que contar que imprevistos podem acontecer.

É muito importante que as crianças criem o hábito de irem cedo para a cama, porque dormindo as horas necessárias (mais de 10 horas, dependendo da idade) acordar cedo não será tão problemático. Acorde os seus filhos duma maneira suave e calma, para que eles não façam birras e ainda piorem o seu dia, fazendo-lhe mimos e incentivando-os de uma maneira positiva para o novo dia que chegou.

Com tudo preparado de véspera, sim porque isto é super importante, veja o meu post  7 Tarefas que deverão ser feitas antes de dormir, o dia vai ser com toda a certeza bem mais pacífico.

Chegou a parte de se vestirem, que não é fácil, eu sei!. Se é pequenino, enquanto o veste, faça brincadeiras e fale com ele, o tempo parece que passa mais depressa e a criança ficará mais feliz e bem disposta. Se já está na escola, incentive-o a começar a vestir-se sozinho, dando-lhe elogios de como ela/e está a crescer rápido e que já consegue vestir-se sozinho como os “grandes”. Eles adoram ser como os “grandes”.

Dizem os entendidos e eu concordo plenamente, que o pequeno-almoço é a refeição do dia mais importante, por estarmos tantas horas sem comer, por isso é essencial as crianças tomarem o pequeno-almoço, até para terem um melhor desempenho na escola, isto está mais do que provado.

Quanto à televisão, alguns “experts” são contra a televisão logo pela manhã, eu não seria tão rígida, porque as crianças são diferentes. Se a umas pode ser prejudicial, porque as pode atrasar, a outras até as sossega enquanto esperam para sair de casa, por isso no meu entender, haja conforme o comportamento do seu filho.

Com estas pequenas dicas o seu início do dia vai ser menos complicado, agora é consigo!

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.