As vantagens de acabar com a tralha

08-06-2015 15:21

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

 

Quando usamos a palavra tralha é para referenciar algo que não tem interesse, que só atrapalha, lixo, então porque é que guardamos tralha? É uma boa pergunta, mas que para a maioria das pessoas não tem resposta. Ou por valor sentimental, ou por preguiça de acabar com ela, ou por mania de guardar tudo (que pode chegar a doença), o que é certo, é que quase todos nós convivemos com ela no dia-a-dia.

 

Para a maioria das pessoas é difícil reunir forças para a combater, uma vez que esta está em todo o lado, no quarto, na cozinha, na casa de banho, na sala, em suma em todas as divisões da casa e pior muitas vezes na nossa própria vida. Uma das armas para a combater é ganhar disciplina organizacional, a mudança de hábitos muda as nossas necessidade e sem darmos por isso começamos a sentir que há objectos que perdem utilidade ou que nunca foram sequer úteis.

 

O que eu sugiro é começar devagar, ir de compartimento em compartimento, com desprendimento e motivação (ou não vai conseguir livrar-se de nada) e não se sentir desanimada logo na primeira dificuldade que encontrar.

 

Abra cada gaveta, cada armário e analise com tempo o que realmente gosta e o que gostaria de guardar, os itens que são realmente necessários no dia-a-dia, acredite todo o resto será tralha. Depois desta análise bem ponderada, para não deitar fora alguma coisa de que se poderia arrepender mais tarde, desfaça-se do que não gosta e não necessita, só está a ocupar espaço, espaço esse precioso para outras coisas que gostaria de comprar e que não pode porque não tem espaço. A vida é feita de escolhas, só temos é que escolher as que achamos que podem facilitar a nossa vida.

 

Depois de acabarmos com a tralha e percebermos que tralha não se organiza, só dificulta, organizar fica bem mais fácil. Ao organizar a nossa casa e a nossa vida ganhamos tempo e tempo é das coisas mais importantes que temos. Além de nos dar a sensação de dever cumprido, traz-nos paz interior e energias positivas, pelo menos isso acontece comigo.

 

Eu sou completamente a favor do estilo minimalismo que valoriza ambientes desposados de bens desnecessários, contendo unicamente o é importante e necessário, associando a estética à funcionalidade. É uma maneira de viver a vida, em que o lema organização é essencial, tudo tem que ter um lugar próprio e onde não existe lugar para tralha, menos é mais.

 

Já pensou bem que ao termos menos coisas, temos menos trabalho a arrumar e a limpar a casa, acredite, é um ponto que joga a nosso favor. Será que é importante guardar todas aquelas coisas e coisinhas, pensando que mais tarde pode precisar delas? Desengane-se pois se não precisou até o momento também não precisará no futuro.

 

Os primeiros passos para acabar com a tralha é fazer uma reflecção sobre a sua vida e a sua casa, porque uma está interligada com a outra, se a nossa vida for um caos dificilmente a sua casa será organizada.

 

Então, já se sente motivado para começar com o processo de “destralhamento”?

 

Bem, se quiser partilhar connosco mais vantagens sobre acabar com a tralha, não hesite e partilhe-as nos comentários abaixo.

 

Se gostou não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada

Marlene Borges 

 

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: http://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Sacos para supermercado

Carla Oliveira 10-06-2015
Muito obrigado por estas dicas tão eficazes! Pode ter a certeza que ler o seu blog fez uma grande diferença na minha vida.
Já agora, gostaria de saber se tem alguma dica de como guardar os sacos de supermercado, aqueles reutilizaveis que custam cerca de 0,50€. Comecei por colocar todos dentro de um, mas são tantos que ocupam imenso espaço. Se tiver uma sugestão que me possa ajudar, agredecia imenso.

Muito Obrigado!

Re:Sacos para supermercado

Marlene Borges 10-06-2015
Ainda bem que gostou do blog e obrigada por comentar. Esteja atenta porque pelo menos dia sim dia não, há um novo post.
Eu já me deparei com o mesmo problema e resolvi-o deixando vários sacos de reserva no carro e assim deixei de precisar de comprá-los sempre que ia ao supermercado.
Agora respondendo à sua questão, os sacos reutilizáveis podem ser guardados de diferente maneiras em cestos, caixas ou pendurados, depende do espaço que tem para armazena-los. Como tem muitos sacos (evite comprar mais), eu sugiro dividi-los em dois grupos, os que estão em bom estado e os que estão mais estragados pelo uso. Os mais usados (4 ou 5), pendurá-los atrás da porta da cozinha num gancho, espalmados, dobrados a meio e metidos dentro de um saco que não abra tanto, para não fazer volume atrás da porta (tipo saco de pano). Os que estiverem em bom estado guardá-los (fazer um stock), metidos dentro de uma caixa, espalmados e devidamente dobrados em 4. Conforme se vão estragando vai buscar à caixa de stock tendo assim sempre sacos novos.Espero ter respondido à sua questão. Obrigada

Re:Re:Sacos para supermercado

Carla Oliveira 11-06-2015
ok. Muito obrigado pela dica! Vou experimentar!

Fico a aguardar os novos post.

;)

Re:Re:Re:Sacos para supermercado

Marlene Borges 11-06-2015
Hoje ao fim da tarde vai haver novo post.
Obrigada
Marlene Borges

Arrumar tralhas

Maria João Meireles 08-06-2015
Obrigada pela ajuda! Eu precisava de ler isto. Pois eu acho que também preciso organizar tralha. Penso sempre que vou precisar mais tarde e isso nunca acontece! Vou mesmo seguir a sua dica. Obrigada pela força que me deu.

Re:Arrumar tralhas

Marlene Borges 08-06-2015
Ainda bem que ficou convencida e acredite que vai melhorar a sua vida. Os seus comentários também me ajudam a continuar e a gostar de escrever para o Blog. Um abraço.